quarta-feira, 29 de junho de 2011

SHOWS AO VIVO (COMO OFUSCAR EVENTUAIS ERROS )

VEJO MUITA GENTE QUE PERGUNTA SOBRE ISSO. COMO FAZER AQUELES ERROS AO VIVO EM UM SHOWS PASSAR BATIDO SEM QUE NINGUÉM PERCEBA? A PRINCIPAL RESPOSTA SÃO DUAS: NÃO TER MEDO DE TOCAR E SER UM ARTISTA!

QUANDO SOBE AQUELA ADRENALINA, AQUELA ANSIEDADE POUCO ANTES DE TOCAR É ABSOLUTAMENTE NORMAL, ISSO É BOM, POIS SE UM DIA ISSO NÃO EXISTIR É PORQUE O SEU PRAZER EM FAZER SHOWS AO VIVO ACABOU, OU PELO MENOS NAQUELE ESTILO O CICLO SE ENCERROU. PORÉM, EXISTE A DIFERENÇA ENTRE ANSIEDADE E MEDO.

ANSIEDADE É AGREGADA AQUELA VONTADE DE AGRADAR O PÚBLICO COM O SENTIMENTO DO SHOW COMEÇAR LOGO. MEDO É AQUELE RECEIO DE ERRAR, SE CONCENTRAR SOMENTE NO QUE ESTÁ TOCANDO E ESQUECER COMPLETAMENTE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SUA VOLTA, ÀS VEZES ATÉ UMA OPORTUNIDADE ÚNICA QUE VOCÊ ESTÁ DESPERDIÇANDO E POR FIM POR CAUSA DESSE RECEIO, VOCÊ ACABA ERRANDO ATÉ MAIS.

ANDERSON DUTRA É O VIOLINISTA DA BANDA EM QUE TOCO E UM DIA ELE ME DISSE ALGO QUE FIQUEI PENSANDO POR UM BOM TEMPO: “AS NOTAS VOCÊ JÁ TEM NA PONTA DOS SEUS DEDOS, O QUE VOCÊ TEM QUE FAZER AO VIVO É MOSTRAR ALGO ALÉM. MAS ISSO É COISA QUE SÓ QUEM TEM O ARTISTA DENTRO DE SI É QUEM CONSEGUE”. ENTÃO A MELHOR RECOMENDAÇÃO É QUE VOCÊ SEJA UM ARTISTA. NÃO LIGUE PARA O QUE OS OUTROS ESTÃO VENDO OU FALANDO, MOSTRE QUE VOCÊ TEM O DOMÍNIO E PODE MUITO MAIS DO QUE PENSA, POIS DESSA FORMA VOCÊ DEMONSTRA CARISMA, INTERATIVIDADE COM O PÚBLICO, OU SEJA, VOCÊ ACABA DOMINANDO A PLATÉIA E ÀS VEZES ALGO QUE É SIMPLES DE SE FAZER NO SEU INSTRUMENTO, DEVIDO AO SEU CARISMA AQUILO ACABA SENDO ALGO FANTÁSTICO PARA O TELESPECTADOR.

ISSO NÃO VALE APENAS PARA OS INSTRUMENTISTAS, POIS VALE TAMBÉM PARA OS VOCALISTAS. MESMO DESAFINANDO NO MEIO DO SHOW, SE VOCÊ DEMONSTRAR CARISMA, AQUELA DESAFINADA PASSA BATIDA, POIS O PÚBLICO ESTÁ FOCADO EM SUAS ATITUDES, AUTOMATICAMENTE VOCÊ ESTÁ DISTRAINDO O PÚBLICO. AGORA, SE VOCÊ É TENSO, TEM AQUELE CONHECIDO MEDO DE ERRAR, POSSUI O AR DO PERFECCIONISMO, O PÚBLICO NÃO TEM PARA ONDE PRESTAR ATENÇÃO, ENTÃO AÍ ELE FICA MAIS EXIGENTE NA SUA PARTE TÉCNICA NA EXECUÇÃO DO SEU INSTRUMENTO E QUALQUER ERRO SIMPLES FICA NÍTIDO.

SE QUISER QUE SEUS ERROS PASSEM BATIDOS, O PRIMEIRO A FAZER É ESTUDAR A MÚSICA EM QUESTÃO, E NA HORA DE FAZER UM SHOW NÃO FAÇA DESSE SHOW COMO UM SIMPLES ENSAIO E SIM COMO UM ESPETÁCULO ONDE VOCÊ É O ARTISTA.

CLARO QUE EXISTEM OUTRAS FORMAS PARA OFUSCAR OS ERROS, DENTRO DE IMPROVISOS, MAS NÃO TEM COMO ABORDAR ESSES DETALHES POR AQUI, POIS CADA INSTRUMENTO TEM A SUA FORMA MELHOR DE IMPROVISAR E AQUI A PRINCIPAL META É ESCREVER ARTIGOS PARA O MÚSICO EM GERAL.

(HENRIQUE REGIANE)
HTTP://WWW.OUTROSVENTOS.COM.BR/PORTAL/CARREIRA/COMO-OFUSCAR-ERROS-EM-SHOWS-AO-VIVO.HTML

Nenhum comentário:

Postar um comentário